Com os equipamentos, doados por meio do Gapcan, médicos poderão realizar procedimentos com técnicas minimamente invasivas, que geram recuperação mais rápida e menos dor
Os pacientes do Hospital Geral e Maternidade de Cuiabá (HG) poderão contar com novas estruturas para a realização de cirurgias laparoscópicas. O avanço é fruto da doação de dois equipamentos completos, realizada por meio do Grupo de Apoio ao Paciente com Câncer (Gapcan).
“Os aparelhos laparoscópicos foram doados ao Gapcan pela organização não governamental norte-americana The Children and Horses Welfare Foundation, representada por Wayne e Adriana Cutler.
É com muita alegria que nós o repassamos ao Hospital Geral, nosso parceiro de longa data”, declara a presidente do Grupo, a oncologista clínica Cristina Guimarães Inocêncio. “É importante frisar que os equipamentos serão utilizados na realização de diversos tipos de cirurgias e não somente naquelas voltadas ao tratamento do câncer”, observa a médica.
A laparoscopia pode ser aplicada tanto em casos considerados mais simples, como a correção de hérnias e apendicites, quanto nos quadros mais complexos, a exemplo dos oncológicos. No HG, os atendimentos são direcionados aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).
A solenidade de entrega dos novos equipamentos aos centros cirúrgicos será realizada nesta segunda-feira (24), às 16h, na sede do Hospital Geral. No evento, será homenageado o presidente de honra do Gapcan, Cornélio Silvano Vilarinho Neto.
O diretor técnico do HG, Dr. Alexandre Maitelli, explica que intervenções por vídeo reduzem o tempo de internação e de recuperação do paciente, além de proporcionar o aumento na efetividade dos procedimentos cirúrgicos. “Receber o apoio destas empresas para melhorar a saúde de nossa população só evidencia o compromisso social do HG. Temos a certeza que faremos a diferença na vida das pessoas com estes equipamentos”, destaca.
A presidente do HG, Dra. Flávia Silvestre destaca que para a instituição será um avanço tecnológico importantíssimo para todo usuário do SUS, por permitir um acesso que hoje somente estava disponível aos pacientes da saúde suplementar em nosso Estado. “O uso de alta tecnologia em procedimentos médicos tem sido cada vez mais comum nos hospitais em todo o mundo. A tecnologia utilizada com frequência no campo cirúrgico proporciona segurança, agilidade e precisão aos procedimentos. É com muita gratidão que recebemos esta doação que, além de grande valor aos usuários do SUS, demonstra que a GapCan se preocupa com o bem-estar e a saúde da população mato-grossense e com esta entidade de saúde que é referência no Estado”, finaliza.
Sobre a Videolaparoscopia
Laparoscopia – olhar para dentro da cavidade abdominal. Na medicina moderna, no entanto, o termo se refere à cirurgia pouco invasiva de maneira geral, feito com a ajuda de uma microcâmera e utilizando-se de pequenas incisões.
O paciente fica sob efeito de anestesia geral. O cirurgião insere no paciente o laparoscópio, um cabo de fibra óptica, por meio do qual ele poderá visualizar as estruturas internas do corpo humano. O médico se guiará pelas imagens trazidas pela câmera para conduzir a cirurgia.