O tratamento oncológico requer atendimento multidisciplinar e individualizado, o que proporciona ao paciente condições de passar por essa fase de forma mais tranquila e segura. Neste sentido, uma importante especialidade no acompanhamento do paciente é a Nutrição Oncológica.
Considerando a alimentação como um dos pilares da luta contra o câncer, temos que ela pode ajudar não somente na conservação de um corpo saudável, como também pode minimizar os efeitos colaterais durante e após o tratamento oncológico. A Nutrição Oncológica é habilitada a levar orientações e realizar intervenções para que o paciente mantenha a melhor condição nutricional possível por meio da adequação da dieta e controle dos sintomas.
Os sintomas da doença, juntamente com os efeitos colaterais dos tratamentos, acabam dificultando a realização de uma dieta saudável. Quimioterapia, hormonioterapia, radioterapia, cirurgia, imunoterapia e o transplante de medula óssea são terapias frequentemente utilizadas no tratamento do câncer e que impactam a condição a nutrição dos pacientes. Dependendo do tipo e da localização do tumor, além da modalidade de tratamento necessária, há possibilidade tanto de que o paciente fique desnutrido, o que compromete sua tolerância ao tratamento e o torna mais propenso a infecções, quanto de que o paciente ganhe muito peso, impactando os resultados em longo prazo.
Na Clínica Oncomed contamos com profissional nutricionista capacitado, que tem contato diário com os pacientes em quimioterapia e radioterapia, atendendo de perto das demandas de cada fase e tipo de protocolo necessário. Logo ao começar o tratamento oncológico conosco, o paciente recebe o atendimento para avaliação inicial do estado nutricional e orientações individualizadas. São esclarecidas dúvidas quanto a mitos e crenças relacionadas à alimentação em geral e alguns alimentos específicos, visando melhor entendimento das necessidades deste período e evitando restrições alimentares que podem mais atrapalhar do que ajudar neste momento.
A prescrição de suplementos alimentares de forma individualizada também é avaliada, tanto inicialmente quanto ao longo do tratamento. Considerando o estado nutricional, a localização e o estadiamento do tumor, o paciente pode necessitar de um suplemento alimentar mesmo antes do início do processo, visando a recuperação do quadro geral e sendo de grande importância para a melhor tolerância ao tratamento proposto.
Na Oncomed, o profissional de Nutrição Oncológica permanece à disposição para atendimentos de controle ao longo do tratamento multidisciplinar, esclarecendo dúvidas que eventualmente possam surgir e reavaliando o estado nutricional de pacientes que mais precisam de terapias de suporte. A alimentação saudável é muito importante para o paciente oncológico, sendo importante que ela esteja associada à satisfação e ao conforto emocional, questões também são abordadas pelo especialista.